LIÇÃO 08
(Dt 6.1-9)
INTRODUÇÃO
Nesta lição definiremos inicialmente o
significado do verbo educar, bem como abordaremos os dois principais tipos de
educação e os seus respectivos princípios. Veremos que tanto no Antigo quanto
no Novo Testamento, Deus responsabiliza os pais quanto à educação espiritual de
seus filhos. Tal missão deve ser cumprida com amor, dedicação e ensinamento
incansável das Escrituras Sagradas, tanto no lar como na igreja local.
I – EDUCAÇÃO SECULAR E EDUCAÇÃO CRISTÃ
O Aurélio define a palavra educação como: “processo
de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do
ser humano em geral”. Ainda a palavra educação significa: “o
desenvolvimento e o cultivo sistemático das capacidades naturais, por meio do
ensino, do exemplo e da prática”. No sentido bíblico, porém, o
processo da educação combina-se com os “princípios espirituais que, segundo se espera,
emprestam poder e significado aos ensinos que transcendem os meios intelectuais
normais e os meios humanos práticos”(CHAMPLIN, 2004, p. 268).
1.1 Educação Secular. Infelizmente é
possível afirmar nos dias atuais que a educação secular se confunde com a
educação materialista, e esta educação é centralizada no materialismo e
inspirada no liberalismo social em seus discursos acadêmicos demagógicos, que
tem como propósito descartar completamente a pessoa de Deus do contexto
educacional da sociedade. É grande o desafio dos pais, pois os seus filhos,
desde a primeira infância até a universidade, são bombardeados diariamente por
tais ensinamentos. Os principais componentes desse tipo de educação são os
seguintes:
FALSO ENSINAMENTO
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O QUE ENSINA
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REFUTAÇÃO BÍBLICA
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Antropocentrismo
|
O
homem como centro de tudo, detentor e promotor de sua própria felicidade.
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A
Bíblia mostra o homem como uma criatura feita a imagem e semelhança de Deus
(Gn 1.26). No entanto, este homem é menor que o Criador (Sl 8.4), porque é pó
(Sl 103.14).
|
Ateísmo
|
Doutrina
que nega a existência de Deus e, consequentemente, todos os princípios e
valores relacionados a Ele.
|
A
Bíblia mostra que existe um Deus que criou todas as coisas (Gn 1.1). Ele é
eterno (Is 43.13); onisciente (Sl 139.1-4); onipresente (Jr 23.23);
onipotente (Sl 91.1).
|
Valores Morais relativizados
|
Uma
vez descartada a pessoa de Deus, Sua Palavra perde o sentido, e os valores
morais e absolutos que tinham Deus como sua fonte, passam a dar lugar a uma
relativização moral onde não há verdade absoluta e onde a promiscuidade e a
libertinagem comportamental é defendida.
|
Apesar
de em algumas sociedades já relativizarem os valores como por exemplo,
fazendo a união de pessoas do mesmo sexo, a defesa e prática da Eutanásia,
aborto, a prática legal do uso de drogas, da prostituição. No entanto a
Bíblia condena a inversão de valores (Is 5.20), e mostra que o juízo de Deus
se levanta contra toda iniquidade (1 Co 6:9,10; Rm 1:18; Ap 21:8).
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Deseducação Sexual
|
O
ensino materialista estimula a prática sexual “livre e sem culpa”,
descartando todo o princípio moral absoluto. Podemos notar que tudo isso é um
sinal dos últimos tempos (I Tm 4.1-3; I Pe 3.1-5).
|
A
Bíblia nos mostra que Deus fez o ser humano sexuado (Gn 1.27,28). No entanto,
esta intimidade sexual deverá ser desfrutada apenas no casamento, entre um
homem e uma mulher (Gn 2.24). Logo, o ato sexual fora do casamento é pecado
(I Co 6.13,18; 6.9; Hb 13.4).
|
1.2
Educação Cristã. Ela
tem como bases o próprio Deus e a Sua Palavra (Lv 20.26; Dt 32.4; Sl 119.9; Jo
17.17). Tomando como referência a definição de educação dada a princípio, é
possível afirmar que a educação cristã é o desenvolvimento, aperfeiçoamento,
cultivo e refinamento do caráter do indivíduo a partir de todos os princípios
exarados nas Escrituras Sagradas, nossa única regra de fé e prática. Tal missão
foi entregue também aos pais, que são os aios (pedagogos) dos filhos.
II – A EDUCAÇÃO NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTOS
Em toda a Bíblia vemos que Deus delega aos
pais à educação espiritual de seus filhos. Estes eram os responsáveis por
reproduzirem e perpetuarem os princípios divinos na formação do caráter das
crianças de geração em geração:
2.1 No Antigo Testamento. Um texto básico nas
páginas do Antigo Testamento, em
que Deus delega aos pais a missão de educar os seus filhos é
(Dt 6). Esse texto começa falando sobre os mandamentos, os estatutos e os
juízos que o Senhor deu a Moisés para que este os ensinasse aos filhos de
Israel “a fim de eles temessem a Deus” (Dt 6.1,2). Logo após,
Deus diz que a prosperidade de Israel dependeria da obediência a tais
mandamentos (Dt 6.3). Em Dt 6.6, o Senhor diz que suas palavras deveriam
encontrar guarida nos corações dos israelitas. O coração que aparece na Bíblia
como a sede da inteligência, dos sentimentos e da vontade. Todas as áreas do
ser do judeu deveria estar permeada com a Lei do Senhor. Mas é no versículo 7
que encontramos a missão da educação espiritual sendo dada aos pais: “e as intimarás a teus filhos e delas falarás
assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te”. Analisemos mais
detidamente esse versículo:
· “E AS INTIMARÁS”. Essa palavra vem do hebraico “sanan”, e significa “inculcar,
ensinar, afiar e aguçar”. Ela possui algumas aplicações, mas
nesse texto a ideia é a de que, assim como as palavras são gravadas em tábuas
de pedra com um objeto agudo, assim também a Lei deveria ser impressa no
coração dos filhos a cada geração, e isso de forma contínua, incansável e
incondicional; para isto se fazia necessário que os pais a ensinassem: “e delas falarás”.
· “FALARÁS ASSENTADO EM TUA CASA ”. A palavra “casa” nesse texto vem do hebraico “bayth”, e significa “casa,
habitação ou edificação na qual vive uma família” (Dt 20.5), mas também “pode
se referir à própria família” (Gn
15.2; Js 7.14; 24.15). O que Deus está dizendo é que o principal local de
ensinamento das verdades espirituais é o seio familiar, é o lar. Eis a
importância do culto doméstico. É nele que as
verdades da Palavra de Deus serão inculcadas nas crianças, que jamais
esquecerão dos momentos devocionais que desfrutaram com os pais. É através do
culto doméstico que brechas espirituais são fechadas na família e toda e
qualquer atuação maligna é repreendida pelo Senhor;
Outro texto bastante conhecido no Antigo
Testamento que trata da educação espiritual dos filhos é Pv 22.6: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e,
até quando envelhecer não se desviará dele”. Vejamos algumas palavras
chave para a compreensão desse versículo:
· “INSTRUI”. Esta palavra vem do hebraico “hanakh”, e significa iniciar, disciplinar,
consagrar, instruir, educar e ensinar. Quando os pais instruem os filhos na Lei
de Deus, eles estão na realidade, dedicando-os, consagrando-os ao Senhor;
· “NO CAMINHO”. A palavra caminho no hebraico é “derekh”, que deriva do verbo “darakh”. Essa palavra pode se
referir a um caminho ou estrada físicos (Gn 3.24; Nm 22.23) ou uma viagem por
uma estrada (Gn 30.36; Ex 5.3). No entanto, esta palavra é usada com mais
frequência de maneira metafórica para se referir a caminhos da vida de uma
pessoa, sugerindo o padrão de vida (Pv 3.6); a vida obediente (Dt 8.6); a vida
de retidão (II Sm 22.22). Cabe aos pais ensinarem o caminho da vida aos filhos;
· “NÃO SE DESVIARÁ”. O verbo desviar-se deriva do hebraico “sur”, e significa afastar-se,
ir embora, desertar, manter distante. A maioria das aplicações dessa palavra
aponta para desvios espirituais (Jz 16.19; Dt 11.16; I Sm 12.20; Sl 14.13). O
que o sábio Salomão está dizendo é que quando a criança é instruída devidamente
pelos pais no caminho correto, ela não haverá de se desviar de tal instrução, e
nem a esquecerá, pois, à luz de (Dt 6.7), ela foi impressa de forma inapagável
no seu ser.
2.2 Em o Novo Testamento. O maior exemplo de educação cristã no Novo
Testamento é o do próprio Jesus. Ele foi instruído de tal forma pelos seus pais
que se percebia o seu crescimento em todas as esferas, tanto secular quanto
espiritual (Lc 2.52). Ele também frequentava as sinagogas a fim de aprender a Lei do
Senhor com os rabinos (Lc 2.46). Isso nos traz a lição de que os pais devem
instruir os seus filhos dentro de casa, mas também não podem deixar de levá-los
ao Templo do Senhor, especialmente para os trabalhos de Círculo
de Oração Infantil e Escola Dominical. Ainda no Novo
Testamento, um belo exemplo de ensinamento no lar se deu na casa de Lóide, que
ensinou a Eunice, que ensinou a Timóteo, que se tornou um grande cooperador do
apóstolo Paulo na Igreja Primitiva.
CONCLUSÃO
É imensurável o valor e a grandeza da
responsabilidade dos pais na educação dos seus filhos, pois não é apenas o
futuro secular destes que está em suas mãos, porém, muito mais o futuro
espiritual. Os pais cristãos não devem se preocupar primordialmente, ou somente
em preparar bons profissionais para a sociedade, mas bons cristãos para
habitarem os céus.
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